segunda-feira, 21 de outubro de 2013

48 horas em Manaus

Para dar início à série "48 horas", vamos contar nossa experiência em Manaus. Muitos podem perguntar o porquê de 48 horas e não 3 ou 4 dias, afinal de contas 2 dias apenas podem parecer insuficientes para conhecer a grande maioria das capitais brasileiras. Como gostamos de aproveitar o fim de semana para desbravar novos lugares, e nem sempre um feriado calha de cair na sexta ou na segunda, 48 horas é o que temos para nossas aventuras pelo Brasil.
Infelizmente, já vou adiantar que 2 dias é pouco para conhecer a capital do Amazonas. No entanto, com um pouco de planejamento e disposição, é possível aproveitar as principais atrações da cidade. 
Segue a lista de atrações que selecionamos para visitar em um final de semana em Manaus:

Teatro Amazonas
Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas é símbolo da riqueza da cidade durante o ciclo da borracha. Em estilo Neoclássico, tem como principal destaque uma cúpula em mosaico com as cores da bandeira do Brasil. 
Fizemos a visita guiada num sábado de manhã. Vale muito a pena, pois além dos detalhes sobre o teatro, os guias nos contam um  pouquinho sobre os costumes da sociedade manauara à época.

Teatro Amazonas

Palácio da Justiça
Localizado atrás do Teatro Amazonas, funcionou como sede do Judiciário estadual até o ano de 2006. No térreo funciona o Centro Cultural Palácio da Justiça, que abriga exposições temporárias. Na época em que fomos tivemos a oportunidade de conferir a exposição Pioneiros & Empreendedores - A Saga do Desenvolvimento no Brasil.
A visita guiada ao pavimento superior é gratuita. Além de detalhes do prédio e mobiliário, os guias discorrem um pouco sobre curiosidades do Judiciário do Amazonas e casos que marcaram a sociedade amazonense, tais como o Caso Delmo.

Palácio da Justiça

Palácio Rio Negro e Parque Jefferson Péres
Construído no final do século XIX para ser a residência do comerciante de borracha alemão Waldemar Scholtz, o Palácio Rio Negro funcionou como sede do Governo do Amazonas até 1995. Atualmente abriga o Centro Cultural Palácio Rio Negro.
Uma boa opção para quem está viajando com crianças é deixá-las correr soltas no Parque Jefferson Péres, adjacente ao Palácio. O parque conta com trilhas, orquidário, brinquedos e lanchonetes, sendo uma boa pedida para o fim de tarde.



Passeio do Encontro das Águas
O ponto alto da nossa visita a Manaus foi o passeio do encontro das águas dos rios Negro e Solimões.
Neste post aqui contamos detalhes do nosso passeio. Vale muito a pena, principalmente para aqueles que viajam com crianças.

Encontro das Águas

Palacete Provincial e Praça Heliodoro Balbi
Inaugurado em 28 de fevereiro de 1875, leva esse nome devido ao fato de ter funcionado como sede do governo da Província do Amazonas. Em 1892 passou a abrigar o Comando da Polícia Militar. 
Passou por obras de restauração em 2007 e abriga, atualmente, o Museu de Numismática, o Museu da Imagem e do Som, a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arqueologia, o Museu Tiradentes e o Ateliê de Restauro de Obras de Arte.
Em frente ao Palacete Provincial está localizada a Praça Heliodoro Balbi, ou Praça da Polícia, um verdadeiro oásis no coração da cidade, repleta de espécies vegetais da região amazônica identificadas por placas.


Restaurante Banzeiro
Considerado o restaurante número 1 de Manaus, o Banzeiro é uma boa pedida para experimentar as delícias da culinária manauara. Neste post aqui contamos o que achamos do restaurante.




Informações úteis
Infelizmente as atrações listadas neste post não possuem site específico na internet. Portanto, o ideal é ligar antes para conferir dias e horários de funcionamento, bem como valores.
Telefones:
- Teatro Amazonas: (92)3622-1880/3232-1768
- Palácio Rio Negro: (92)3232-4450
- Palácio da Justiça: (92)3232-1844
- Palacete Provincial: (92)3622-8387
As informações do passeio encontro das águas e Restaurante Banzeiro estão nos links indicados neste post.


2 comentários:

  1. Oi, Amanda. Muito bom o post. Como contei naquela blogagem coletiva, eu até já morei em Manaus, mas era muito pequena e não tenho nenhuma memória dessa época. Eu e minha irmã temos a maior vontade de levar nossos filhos, pois é uma viagem bem diferente, sem falar na oportunidade de conhecer de perto a Amazônia. Boas dicas. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, eu adorei Manaus. A cidade tem sim seus problemas, mas os prédios históricos estão bem conservados. Ao contrário daqui de SLZ, lá eles priorizam muito o turismo. Quero voltar lá de novo para ficar mais 2 dias e conhecer outras atrações. Quem sabe numa próxima ida ao Caribe.
      Abraço

      Excluir